México é outra grande fonte de referências simbólicas para Motherwell. Mais ainda do que no caso de Espanha, o pintor relaciona este país com as ideias da morte e do sangue: "Muitos anos depois da minha visita ao México, as salpicadelas de sangue continuaram a aparecer nos meus quadros; é a pintura vermelha".
Foto: Steven Sloman
Isabel,
ResponderEliminarIsto de morte e sangue no domínio da tauromaquia? Se assim for porquê o México? Não são os nossos vizinhos os mais mais?
'salpicos de sangue' na pintura, iesse simbolismo é muito interessante.
Beijinhos
Um beijinho
Querida Laerce,
ResponderEliminarIsso são perguntas de professora para que o aluno possa desenvolver o seu raciocínio... :)))
Este sangue não está implicitamente identificado com touradas e no caso de Espanha, a que irei dedicar um ou dois posts - o autor fez muito trabalho sobre o assunto - tem a ver com guerra... a guerra civil de Espanha, emblema geral da tragédia do homem moderno.
Posso acrescentar que Motherwell usa a "Guernica" de Picasso nas suas elegias também a preto e branco.
Bj. :)
Isabel,
ResponderEliminarSim, fiquei esclarecida, é a guerra então... os salpicos não são de um impulso vital por muitos considerado arte, mas de algo muito mais inexplicável. Terrivelmente bela esta mensagem.
Um beijinho
Isabel, de novo,
ResponderEliminarNão são perguntas de prof. são de aluna teenager mesmo.
Bom domingo.
Laerce,
ResponderEliminarTenho sempre que te agradecer a pertinência dos teus comentários pois este post está a revelar-se de muito interesse.
Que me perdoem os eruditos e aficionados mas para mim "A TOURADA NÃO É ARTE". É antes uma forma primitiva e bárbara de torturar um animal e receber proventos pelo acto.
A continuarmos assim, qualquer dia voltamos a atirar cristãos aos leões...
Quanto ao outro comentário...
a irreverência da teenager está muitíssimo bem aplicada no potencial da Professora. Já te tinha dito que gostava de ser tua aluna? Já? :)))
Obrigada pelo contributo e um beijinho. :)