Budapeste
Imagens de uma cidade dividida por um rio. O Danúbio.

(pormenor)


Entrada do Gresham Palace
" Antes de ser adquirido para restauração e turismo, era um mero edifício de apartamentos situado numa das mais espectaculares zonas da cidade, a Praça Roosevelt, sobranceira ao Danúbio e à Ponte das Correntes, e usufruindo de uma localização privilegiada apenas comparável à dos Campos Elíseos, em Paris, ou a Quinta Avenida, em Nova Iorque. "

Hall do Gresham Palace
" Foi um palácio, passou a ser um hotel, mas nunca deixará de ser um palácio. E, acima de tudo, nunca deixará de nos fazer sentir como se fizéssemos parte da realeza. O fascínio do Four Seasons Hotel Gresham, em Budapeste, é para toda a eternidade e para toda a gente. "
Entrei várias vezes no Gresham. Pimeiro, porque consta de todos os roteiros e depois porque apetece vê-lo ao pormenor, percorrer o enorme Hall em forma de T, demorar os olhos nas montras das lojas, sentir o ambiente, usufruir da baixa temperatura, - por contraste com os quase 30ºC do exterior - ouvir o som do piano que toca a partir das 18:00, no conforto dos muitos sofás e maples à disposição do cliente e do visitante, absorver a beleza das duas telas de pintura moderna de enormes dimensões exibidas à entrada, e depois e também porque os 'toilletes' dos hoteis da cadeia 'Four Seasons' são um 'must' e o de Budapeste não é excepção, muito embora não sejam tão bonitos e alegres como os do hotel 'The Pierre' de N.Y. porque a "Arte Nova " a isso obriga.
O Hotel Gresham tem um restaurante de classe, o 'Páva', onde me detive à entrada a observar a ementa e a tomar conhecimento das iguarias nela descritas assim tipo "diz-me o que comes...". Por curiosidade, apenas por curiosidade, o jantar menú custa a módica quantia de 125 euros e não me lembro se os vinhos estavam incluidos.
De regresso a casa descobri o site:
que julgo interessante para quem possa sentir curiosidade depois da leitura destes breves apontamentos.

Ponte dos Habsburgo
(pormenor)

Ponte dos Habsburgo
(do lado Buda)

Termas
(Buda)

Santo António com o Menino Jesus.
Sempre presentes nas muitas Igrejas que visitei.
Imagem exposta numa Igreja subterrânea na colina Gellért.

Santa Isabel da Hungria
(Igreja sob a colina Gellért)
Uma verdadeira surpresa encontrar a imagem da Santa.
Era tia-avó da Rainha Santa Isabel (Aragão) mulher de El-Rei Dom Dinis. Foi canonizada por lhe ter sido atribuído - entre outros - o Milagre das Rosas.

Estação de caminho de ferro
(Eastern Station)
Fachada principal

Eastern Station
Comboio Budapeste - Praga, via Bratislawa.
Seis horas e trinta minutos de viagem num percurso de 650 kms, com as chegadas e partidas rigorosamente de acordo com o horário que nos foi entregue aquando da compra do bilhetes e reserva de lugares.
Durante a viagem, a demora verificada num dos percursos devido a trabalhos na linha, foi compensada em andamento.
A paisagem é verde, maioritariamente de floresta, mas também de campos de cultivo. Na paragem em Bratislawa avistava-se a cidade ao longe, num cenário industrial e com uma construção de blocos de betão típica das periferias no leste. E, nas várias paragens, os "graffiti" marcavam presença constante para nos lembrar que a paisagem não era tão deserta quanto poderia parecer.