
PELES. O ÚLTIMO GRITO DA MODA?
Em Busca da Cor da Vida
PELES. O ÚLTIMO GRITO DA MODA?
Dessa vez nem sequer tive coragem de pedir a algum passante que te segurasse e deixei que viesses comigo. Dei-te banho, desparasitei-te, levei-te à Clínica do Dr. A. Monteiro, - um grande amigo que trata dos meus cães quase há três décadas - foste vacinada, agendou-se a esterilização e cá estás tu, três anos passados, no conforto do lar, integrada na família.
Também não sei se tens reminiscências dos tempos em que andaste à deriva; suponho que sim. Há situações em que demonstras ter medo, há lugares aqui próximo de casa onde recusas ir, há pessoas que te inspiram terror e de quem foges...
Contaram-me depois que eras "aqui da zona" e que foste deixada à tua sorte aquando do plano de erradicação de barracas. Rasteirinha e rápida como és certamente fugiste aos funcionários da CMO que vieram apanhar os animais que sobraram.
Adquiriste hábitos de higiene, deixaste de me destruir o património, conheces todas as rotinas que te dizem respeito, identificas os sons da casa e sabes os meus gestos. E eu estou feliz por te ter recolhido e grata pela ternura com que me olhas!
México é outra grande fonte de referências simbólicas para Motherwell. Mais ainda do que no caso de Espanha, o pintor relaciona este país com as ideias da morte e do sangue: "Muitos anos depois da minha visita ao México, as salpicadelas de sangue continuaram a aparecer nos meus quadros; é a pintura vermelha".