sexta-feira, julho 30, 2004

O CONTO DO VIGÁRIO

 
(Na  era da Internet)

Circula na net, via e-mail, uma nova versão do Conto do Vigário. Em essência são sempre iguais. Chegam-nos de países africanos de língua não portuguesa e usam um inglês bem escrito, bem articulado.

Começam, de forma muito educada, pela apresentação. Dizem-se filhos ou herdeiros de personalidades de renome ou titulares de cargos governamentais.
Dispõem de uma quantia elevada – o e-mail que recebi ontem mencionava vinte e um milhões de dólares americanos – depositada num cofre algures num país europeu, que precisam levantar urgentemente, sob pena de a perderem mas que o sistema económico e/ou os problemas sociais do  país de origem, ou mesmo a guerra, não o permitem. Essa quantia será depositada na conta do feliz destinatário do e-mail que pela sua generosidade, receberá a importância de 25%, sendo  20% de comissão e 5% para cobrir as despesas de transferência.

“A única esperança de recuperar o depósito deixado pelo nosso falecido pai, está nas suas mãos” – dizem. “Assim, humildemente, solicito a sua assistência, conforme segue:

1 – Ajudar-me a reclamar este cofre como nosso beneficiário.

2 – Transferir este dinheiro (US$21.000.000.00) em seu nome, para o seu país.

3 – Pagar, antecipadamente, as despesas de transferência (5%).”

Alertam também para a necessidade de um absoluto sigilo e pedem que lhes seja enviado para um determinado e-mail, dados como nome completo, morada e números  de Tel/Fax.

Antes de terminar, agradecem e pedem a Deus protecção para tão generosa pessoa.
 A questão é simples. As despesas a pagar são elevadas, dada a quantidade de zeros da pseudo herança e é aí que reside o lucro do remetente do e-mail. Uma vez depositada essa importância, não há  20% de comissão de coisa nenhuma. Há apenas alguém – sabe-se lá onde -  a esfregar as mãos de contentamento, com mais uns milhares de dólares que um qualquer ganancioso, na expectativa do lucro fácil, lhe depositou em conta.


2 comentários:

  1. O conto do vigário da era virtual...já tinha lido sobre este assunto, mas nunca é demais alertar.

    Grata pela partilha.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Menina_marota! :)))

    a passar 'revista' ao meu blog'...! :)))

    Estes foram apanhados pela PJ uns meses depois deste post... mas já andam aí outros; já fui contemplada com o e-mail da praxe... :)))

    Este, como qq outro conto do vigário só acontece porque há um ganancioso, tal qual digo no post.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar