quinta-feira, julho 29, 2004

O POINTER


"O Pointer está para os cães de parar como um Ferrari para os automóveis."

Representa a essência do cão de parar britânico mas as suas origens são continentais, sendo provavelmente descendente de Bracos Ibéricos levados para a Grã Bretanha no início do século XVIII por caçadores da nobreza. Os cruzamentos sucessivos num sistema de consanguinidade muito acentuada, com frequente troca de genitores, deu rapidamente origem a uma raça única de Pointers bastante homogénea. Especialistas incontestados das grandes extensões, estes cães destinavam-se à caça da perdiz e do grouse.

"Demasiado rápido", "incontrolável", segundo uns, mas na verdade não merece essa reputação. O Pointer caça velozmente e longe mas é uma das mais excepcionais "máquinas de caçar". É dotado de um faro inigualável e de meios físicos impressionantes e na maioria dos casos, um maravilhoso descobridor de caça. É elegante, robusto, nervoso, bem constituído. De carácter brando, aceita bem o adestramento desde que este não tente fazer dele um cão lento e de caça sob arma. A sua inteligência permite-lhe adaptar-se a diferentes tipos de caça, desde que se lhe deixe espaço suficiente para desenvolver a sua busca.

O seu caracteristico porte de cabeça acima da linha do dorso, permite-lhe captar a mais pequena emanação trazida pelo vento, mesmo a grande distância. A sua "paragem" é impressionante uma vez que não retarda a marcha ao sentir a emanação de uma peça. Pára simplesmente a alta velocidade e "petrifica" numa atitude de tal forma dominadora que bloqueia a caça.

O Pointer é um aninal bem-disposto, amigável e excelente companheiro em casa, mesmo em apartamento. Contudo, tem uma enorme necessidade de exercício diário e treino regular de corrida com bom ou mau tempo, para que se mantenha saudável.

Pelagem: Pêlo curto e fino, de distriuição uniforme; completamente liso e muito brilhante.
Cor: As cores mais comuns são limão e branco, laranja e branco, fígado e branco e preto e branco. As pelagens uniformes ou tricolores também são aceites.

Tamanho: Altura na espádua nos machos 63 a 69 cms; nas fêmeas 61 a 66 cms.

1 comentário:

  1. além de bem disposto, costuma roubar-me o porta chaves e não só :) bj

    ResponderEliminar