terça-feira, setembro 27, 2005

Associação Amigos da Bicharada


Num mundo de loucos e em constante mutação, onde o sofrimento é a palavra de ordem, pensamos: que podemos fazer para mudar algo? A resposta é invariavelmente: nada!

Mas temos de ter presente o seguinte:
Para grandes causas, grandes soluções; para pequenas causas, pequenas soluções!

O mal-estar que se instala em quem quer dar uma ajuda, por mais pequena que seja, é a desconfiança de que os fundos serão desviados e mal aplicados.
Algo que se pode fazer, por exemplo para ajudar na luta contra a fome, é contribuir com bens para o Banco Alimentar. Neste caso não há contribuição monetária e estamos a ajudar, mas ainda fica a dúvida: isto chegará ao destino?
Este é o problema das causas a larga escala.

Por cá também temos a nossa quota-parte de problemas: fome; droga; sem-abrigo; etc.
Se olharmos para outros problemas, que eventualmente são catalogados de “menores”, temos: maus-tratos aos animais; abandonos de animais; animais vadios; etc.
São estas causas consideradas “pequenas” que muitos voluntários e pessoas de boa-vontade tentam diariamente, com recursos limitados, ajudar.
Se pensarmos bem sobre o assunto, estas pessoas estão a limpar a “porcaria” que fazemos. Estão a tirar-nos da frente a realidade que não queremos encarar e que muitas vezes perpetuamos!

Felizmente existem pelo país muitos canis e associações que dão abrigo e esperança aos animais que escorraçamos.
Infelizmente essas instituições vivem nas piores das condições!
Mesmo assim empreendem um esforço titânico para mudar a situação e tornar as coisas o melhor possível.

A APCA – situada no Canil de S. Pedro de Sintra - é uma dessas associações que luta diariamente com a sobrelotação de um espaço que já se revela decrépito – actualmente com quase 200 cães. No entanto graças a todos os que colaboram, conseguem dar um passo de cada vez tendo muitas situações de alegria, que apesar de tudo vão sendo poucas para as tristezas que enfrentam.
(http://www.apca.org.pt/)

Recentemente a associação Amigos da Bicharada, localizada em Carcavelos de Lousa . Loures, lançou um alerta. Os cães que estão à sua guarda – actualmente 68 - correm risco de vida por falta de fundos!
Esta é no mínimo uma situação triste!
Esta associação enfrenta o problema da seca, ou seja, o poço que fornecia água secou. Perante este dilema e sem água canalizada, vêem-se obrigados a PAGAR aos bombeiros para fornecerem água, o que em consequência se reflecte na falta de verbas para a alimentação dos animais!

Situada literalmente no meio de nada, esta é uma instituição que apela efectivamente à boa-vontade das pessoas, já que além da ajuda aos animais a acessibilidade à zona é complicada. Mas este não será um obstáculo para quem quer ajudar!
Respondendo ao apelo, muitas pessoas se fizeram à estrada e foram à descoberta deste canil com a mala cheia de comida e muita boa-vontade no coração.
Perante o espanto e simpatia das pessoas locais, ao serem repetidamente interpeladas sobre a localização do dito destino, avançamos uma etapa de cada vez. Eis que chegamos a uma zona de uma beleza natural extraordinária, mas novo obstáculo se apresenta pela frente: caminhos de terra e de difícil acesso. Mas novamente surge a colaboração entre quem luta pelas mesmas causas: naqueles caminhos isolados as pessoas que se cruzam sabem que vêm e vão ao mesmo, e informam os recém-chegados das dificuldades que irão encontrar pela frente e como ultrapassá-las.
O último obstáculo revela-se o pior: o último troço tem de ser feito a pé! Mas não representa dificuldade, pois já se ouvem os latidos dos canitos prontos a receber-nos com lambidelas.
Antes da chegada ao portão o pensamento está na carga que ficou no carro, mas rapidamente se desvanece com a recepção calorosa dos cães e do seu tratador, um senhor que cuida das instalações e dos cães, e que em jeito de rotina prontamente se dispõe a ir buscar o carregamento com um carrinho de mão.
Encomenda entregue e chegou a altura de visitar as instalações. Apesar das dificuldades que enfrentam, os Amigos da Bicharada conseguem manter as coisas num aprumo exemplar e os animais bem tratados e acarinhados.
Um episódio menos feliz nesta visita foi quando soubemos que a esperada visita dos bombeiros para fornecimento de água estava a tardar!!

Se sentem vontade de ajudar não hesitem!
Existem muitas associações por aí. Basta uma pequena ajuda, serve de passeio e de exemplo para dar aos filhos.
Não é preciso ser em dinheiro, até porque os animais não vão comer aos restaurantes, comprem comida e levem até uma associação que queiram ajudar.
Podem começar pelos Amigos da Bicharada (912112168).

Não existem obstáculos que impeçam a compaixão de prevalecer, a boa-vontade de vencer e a entreajuda de imperar.
Não têm preço estas “pequenas” ajudas de grande importância!
Não custa nada e vale tanto!

A todos aqueles que participam e colaboram muito obrigado!

26 de Setembro de 2005
Rui Cabral
(do correio)

7 comentários:

  1. Olá, olá ... já vi que a minha boa amiga resolveu fazer greve ao meu blog !!!!

    Buuuuuáááááá .... pronto, já me passou a lamechice ...

    Mas é bom aqui regressar e descobrir que o teu interesse por causas nobres está sempre ao rubro ... já que os nossos (ir)responsáveis continuam a achar que não é urgente legislar acerca dos direitos daqueles que são uns dos mais desprotegidos da nossa sociedade, resta-nos iniciativas como esta tua, que aposta na divulgação de quem se preocupa com o bem estar dos animais.

    Parabéns para ti, para esta e para todas as outras associações de defesa, protecção e cuidado dos animais.

    Beijinho Associativo ~:o)

    ResponderEliminar
  2. Olázinho!

    Vou passar a informação no mail!

    Beijinhos gordos e saudosos da Vespinha!

    ResponderEliminar
  3. Querida Caracolinha,

    Não tens muitos motivos para reclamar mas garanto-te - palavra de Isabel Maria - que de hoje e até ao próximo dia 10 de Outubro vou dar-te todos os motivos e mais um para me fazeres todas as reclamações que entenderes.
    Vou ter que fazer gazeta a todos os blogs do costume; com alguma boa vontade virei aqui deixar umas telas para irem recreando o olhar. No entanto, anima-te, que depois tentarei compensar com uma dose reforçada. :)

    Obrigada pelas bonitas palavras a respeito dos nossos amigos de quatro patas. Vamos fazendo o possível dentro dos impossíveis que todos os dias nos surgem. E, se a minha lista à Assembleia de Freguesia ganhar a 9/10, lá estarei para lutar por melhores condições para os animais errantes e abandonados aqui do Concelho de Oeiras.

    Um beijinho e até Outubro.

    ResponderEliminar
  4. Querida Vespinha,

    Divulgar é uma das formas de ajudar.

    A situação desta Associação é gravíssima pela falta de água. Estão a gastar no abastecimento fornecido pelos Bombeiros dinheiro que faz falta para a alimentação das quase sete dezenas de cães.

    Conto ctg e com os que me visitam e que são sensíveis ao problema que, pelo menos, divulguem pelos amigos, conhecidos e vizinhos.

    Beijinhos saudosos tb.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui estou eu a escrever.... De facto o espaço cibernético, tem destas vantagens maravilhosas...manda-se um alerta e há logo que esteja pronto a ajudar, é a tecnologia ao serviço de causas tão nobres como esta, e ainda bem. Fico Feliz quando percebo que ainda há quem se preocupa com alguns valores que parecem às vezes esquecidos....

    Estou quase tentado em votar na tua lista só por causa desse projecto de protecção aos animais

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Querido Mocho,

    Não sabes como fiquei sensível com as tuas palavras...

    Há tanto para fazer num sector sem apoios oficiais.
    Se ao menos a Junta de freguesia local ou a Câmara Municipal pudessem pagar o formecimento da água! Se ao menos chovesse... !

    Os animais estão bem tratados e instalados, graças à pessoa que lá está e se empenha a fundo no que faz e aos que contribuem com alimentação.

    Eu não sei se tenho leitores de Loures, que possam interferir para que a água seja fornecida ao canil...

    Quem sabe alguém que me esteja a ler possa ajudar!

    Quem sabe...!!!

    Beijinho para ti.

    ResponderEliminar
  7. Olá Cátia,

    finalmente consigo agradecer-lhe a sua contribuição...
    o blog esteve fechado para manutenção durante muitas horas.:)

    Um abraço.

    ResponderEliminar