domingo, setembro 25, 2005

Santana Lopes

Andam todos 'aos gritos e apitos' porque Pedro Santana Lopes, ao fim de trinta anos de descontos, e ao abrigo do que a Lei lhe permite, resolveu 'meter os papéis' para a reforma, e vai receber uns seiscentos e tal contos por mês.
No mês de Junho do corrente ano, mais exactamente no dia 4, 'postei' um link do blog do Advogado José Maria Martins,
6 Anos de trabalho pensão vitalicia de 8.000 Euros/Mês?
AQUI!
# posted by Isabel Magalhães : 03:21
sobre algo que considero 'gritante'.
Para uma mais fácil leitura, deixo aqui o 'copy/paste'.

Sexta-feira, Junho 03, 2005

6 Anos de trabalho pensão vitalicia de 8.000 Euros/Mês?

As Causas da Decadência de Portugal

Soube-se agora que o Ministro das Finanças, com 49 anos de idade, tem uma pensão , vitalícia, de 8.000 Euros mensais, por ter sido vice-governador do Banco de Portugal durante 6 anos.
Num país pobre, periférico, onde a maior parte da população vive pauperriamente, é IMORAL, é ANTI-SOCIAL, é uma falta total do sentido da ética, da vergonha e do razoável.
1600 contos mensais, para o resto da vida, de "prémio" pelo facto de ter sido vice-presidente do Banco de Portugal durante 6 anos!!!
Portugal vai nú e os outros países riem-se com a miséria desta democracia, onde o sacar, sacar , sacar é a regra geral daqueles que deveriam ter sentido de Estado, de patriotismo, de servir a causa pública.
O Banco de Portugal é uma pessoa colectiva de direito público, exclusivamente pública, como determina a CRP no artº 102º e a sua Lei Orgânica. Lei 5/98, de 31/1 e alterações posteriores.
O Dinheiro dos salários e das Pensões é dinheiro público.
Um homem depois de trabalhar 6 anos no Banco de Portugal ter o "direito" a receber 8.000 Euros mensais para o resto da vida é um desvario.
A Lei tem de ser alterada. Os portugueses não podem ser obrigados a apertar o cinto enquanto aqueles que têm sido a causa da nossa recessão, do vergonhoso último lugar na fila na União Europeia, vivem faustosamente.
Nem um Juiz do Supremo Tribunal de Justiça tem uma aposentação desse montande depois de mais de 30 anos de serviço público.
Infâmia para todos nós!
Que pensar de alguém que agora quer tirar 42% de impostos, de IRS a quem ganha 60.000 Euros anuais e recebe um "brinde" de 96.000 anuais de pensão relativa a 6 anos de trabalho no Banco de Portugal?
É o descaramento total.

Posto por José Maria Martins 19:51

12 comentários:

  1. Pedro Santana Lopes descontou trinta anos? Para onde?... Deve haver aí uma confusão qualquer. A reforma do Pedro Santana Lopes deve-se a dois mandatos de presidente da câmara da Figueira e mais um bocadinho em Lisboa. Nada mais. Não há nenhuns trinta anos.

    ResponderEliminar
  2. Sobre a "esperteza" do ministro, na altura tive ocasião de dizer isto:

    http://henrique-jorge.blogspot.com/2005/06/os-verdadeiros-patriotas.html

    Achei a situação escandalosa, mas a argumentação do governo era de que era legal. Não havia de ser. São eles que fazem as leis.

    ResponderEliminar
  3. Caro Henrique,

    Eu não trabalho na Caixa Geral de Aposentações. :)

    A minha fonte de informação são os jornais diários e os noticiários da TV.

    - Sexta-feira, 23 Setembro 2005 - 00:00
    Santana reformado
    Pedro Santana Lopes vai passar a receber já a partir do mês de Outubro uma pensão da Caixa Geral de Aposentações no valor de 3 178,47 euros por mês como presidente de câmara. Aos 49 anos, o ex-líder do PSD vai assim beneficiar do regime especial de reforma, que permite que alguém que exerça funções no poder local, possa aposentar-se com 30 anos de descontos, independentemente da idade.

    Et voilá!

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. A única coisa que me apetece dizer é...

    este país é uma VERGONHA!!! sejam ´quem tiver no poleiro...bom se a reforma anulasse anos por cada disparate e incompetência, então Santana não estaria nunca reformado!!!!

    Fiquei super indignado, não por ser o Santana, mas com a falta de vergonha!

    E depois vêm pedir-nos sarificios, o raio que os parta a todos

    ResponderEliminar
  5. Desculpa Isabel mas não me consigo conter quando vejo estas coisas e depois temos pessoas que mal têm para comer....

    Olha aos 49 anos ainda eu tenho muito que trabalhar...

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Mocho,

    Não tens que me pedir desculpa de nada...
    Este espaço é livre para que cada um diga de sua justiça. Eu apenas trouxe de volta o meu post de 4/6 e, como já foi dito, as leis são feitas por eles e para eles. Repara que tb há políticos 'pobres'; basta comparar os 3 mil e poucos euros de um vs os 8 mil euros do outro. :)

    Não consigo deixar de me lembrar da senhora que entrevistaram há dias num dos canais, uma pensionista que auferia, parece-me, 40 contos/mês e que em agosto, quando o centro onde recebia uma refeição diária fechava para férias, ela comia apenas bolachas.

    Vai daqui um abraço solidário.

    ResponderEliminar
  7. Isabel,

    o que me está a incomodar mais agora, embora este teu post não se refira a isso propriamente, é sentir que os 'independentes' vou ganhar nos municípios a que concorrem e vão rir-se na nossa cara e a justiça é o que é.

    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Laerce,

    Se os 'independentes' ganharem, os que votaram neles, têm os autarcas que merecem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Isabel,

    Mas os que não votaram, não merecem e vão ter que levar com eles. Não é justo.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Laerce,

    E qual é a solução além de uma maior consciência cívica?
    É que em Democracia por vezes ganham os outros. Mas, e como se diz aí por esses lados, "até ao lavar dos cestos ainda é vindima".

    Aguardemos serenamente. :)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Viva Isabel,
    Mas...afinal de contas...tem ou não tem...de facto...esse mesmo direito o dito?!...Se tem...culpem então...as leis!...;)saudações das tais.

    ResponderEliminar
  12. Viva Musqueteira,

    qual deles... o pobre... ou o rico? :)

    Gostei especialmente do seu post de ontem. [candidatu]

    Saudações das nossas. :)

    ResponderEliminar