Lisboa sem Tejo deria Lisboa sem vida. E há tanta "portugalidade", tantas significações que se podem retirar das obras que por aqui tem passado. Surpreendem, dia após dia. Parabéns.
Por fim uma sugestão de algo que acontece de bom por aqui pela região (já que quase nada se passa durante o ano inteiro): 5.ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande (dedicada à criação em vidro ou sobre vidro) - 9 a 31 de Outubro no Parque Municipal de Exposições (acho que abre ao fim da tarde e fecha cerca das 22h) Além da bienal, há outras exposições que valem a pena. Abraço.
SalsolaKali; Dois agradecimentos; um pelo comentário e outro pela informação. Já vi as fábricas do vidro de Murano mas nunca visitei as da Marinha Grande. Espero - pelo menos - poder ir à 5ª Bienal. Outro abraço e volte sempre. :)
Bom dia Velvet! :) Esta é a minha cidade - a minha primeira tela - a que enche a minha sala com tudo o que ela encerra. Obrigada pela visita. Um beijinho para ti também. :)
Gosto muito desta tela! Não me admira que lhe tenhas dado tanto destaque na tua casa, pois é realmente lindíssima! (não me esqueci do pedido da foto da que comprei ontem, mas agora não tenho a máquina fotográfica aqui comigo) Francisco
É uma pintura muito bela, sem dúvida. Ou não estivesse prenhe de azuis... Mas... também sou lisboeta. E esta não é a minha cidade. A minha Lisboa é uma cidade luminosa, solar, cheia de amarelos, castanhos e ocres, e nem ao entardecer quando a atmosfera se azula, eu a vejo assim. Isto apenas para lhe dizer que para mim esse não é o meu 'título'. É claro que é o seu. É a sua visão da cidade e não a minha. Só posso aceitar. Não lhe posso negar que veja a cidade assim. Afinal, como disse Picasso "um pintor pinta para se libertar duma carga de sentimentos e visões". :) E se todos vissemos da mesma forma que piada tinha o mundo, que interesse tinha a Arte?
Esta Lisboa tem imenso valor para mim. Posso dizer que foi o primeiro quadro que criei e pintei - e com dimensões "generosas" - depois da fase de reproduzir, a "olho", 2 ou 3 telas, pequeninas, de pintores famosos. Foi um desafio que lancei a mim mesma e nem me atrevi a comprar uma tela; usei um platex como suporte, que isolei devidamente, pois o passo que queria dar parecia-me demasiado grande para a perna. :) Deus ajudou e o resultado está à vista.
Cá fico então à espera de um futuro post com a tua nova aquisição. :)))
É sempre benvindo mesmo com opiniões diferentes das minhas e a controvérsia que se gera é salutar. Longe vai o tempo, de má memória, em que tinhamos que concordar à força! :)
Eu também gosto da Lisboa que menciona; a cor-de-rosa do Carlos Botelho, a ocre e castanha do João Hogan... e de tantas outras que por aí coexistem. No entanto, esta é a minha "Lisboa que Amanhece" - como canta/diz o Sérgio Godinho. Foi assim que a interiorizei e foi assim que a minha mão a reproduziu. E, acredite, que ao vivo é muito mais luminosa.
Um abraço para si também e volte sempre. Gosto de o ler. :)
"Lisboa Com Tejo" guarda um tom de azul para quem dela faz parte...
Sugiro uma caminhada da Estação Fluvial de Belém até às Docas de Alcântara e voltar para quem quiser sentir esta tela. E porque não, perder a cabeça e na volta apanhar o barco.... :-)
A tapeçaria de Penélope, em tear de reflexos do Tejo, olhando a distância, esperando o regresso a Ítaca. Que se desfaz à noite, em pensamentos sombrios, lembrando o amado que demora. E novamente, se renova na luz azulada dos pontos em mosaico, de esperança. Beijinhos, amiguinha!
Tejo, esse rio que é mar...mar que é rio, onde ambos se encontram. Onde o doce se torna salgado e nessa mistura quase perfeita, eu nasci... Lindo quadro e, o titulo..ispirou-me...a mim, um taurino;)
Excelente proposta bem complementada com uma ida de barco a Porto Brandão. E porque não, também, uma visita ao Museu do Azulejo para ver o enorme painel - em muito bom estado de conservação - que retrata toda a zona ribeirinha desde Xabregas a Algés?
E a sua pintura? Tem continuado? Não desista! Bjs. :)))
Eu fico de olhos arregalados a ler o que escreves. E se, em consequência, acabar por acreditar que pinto, a culpa é só tua! :))) Obrigada pelo apoio. É bom ter-te por cá. Beijinho... dorme bem! :)
A maior parte das pessoas já não dá valor a essas pequenas coisas de grande valor. A simplicidade é uma virtude! Agora é mais centros comerciais!!! :-)
As pinturas vão muito paradas... :-( Obrigado pela força!
Suspeitava - bastante - que és nativo de "Touro". Aliás deixei qq coisa sobre isso aí pela net. Agora, além dessa certeza, fiquei a saber que és um "Touro" doce salgado! Kidding! :))) Obrigada, Fernão, pelas tuas palavras. :)
É um facto mas que não deve levar-nos a esquecer aqueles que ainda ligam, preocupam e interessam. Pela minha parte não desisto. Pode ser que este nosso diálogo desperte o interesse em alguém. :) Quanto à pintura, dizia o Picasso - grosso modo - "A inspiração é boa quando nos apanha a trabalhar". Mãos à obra... sff! :)))
Gostei da sua abordagem ao assunto. De facto, a significação pertence à artista e esta minha tela vem carregada de significado. O azul e branco dos azulejos, a catedral, os vitrais, o casario nas colinas e o Tejo!
Quanto ao Google, sim, ando por lá mais umas quantas outras IM - a jornalista, a ceramista e até uma parceria. :))
Lisboa sem Tejo deria Lisboa sem vida.
ResponderEliminarE há tanta "portugalidade", tantas significações que se podem retirar das obras que por aqui tem passado. Surpreendem, dia após dia. Parabéns.
Por fim uma sugestão de algo que acontece de bom por aqui pela região (já que quase nada se passa durante o ano inteiro):
5.ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande (dedicada à criação em vidro ou sobre vidro) - 9 a 31 de Outubro no Parque Municipal de Exposições (acho que abre ao fim da tarde e fecha cerca das 22h)
Além da bienal, há outras exposições que valem a pena.
Abraço.
SalsolaKali;
ResponderEliminarDois agradecimentos; um pelo comentário e outro pela informação.
Já vi as fábricas do vidro de Murano mas nunca visitei as da Marinha Grande. Espero - pelo menos - poder ir à 5ª Bienal.
Outro abraço e volte sempre. :)
Bom dia Velvet! :)
ResponderEliminarEsta é a minha cidade - a minha primeira tela - a que enche a minha sala com tudo o que ela encerra.
Obrigada pela visita. Um beijinho para ti também. :)
Gosto muito desta tela! Não me admira que lhe tenhas dado tanto destaque na tua casa, pois é realmente lindíssima! (não me esqueci do pedido da foto da que comprei ontem, mas agora não tenho a máquina fotográfica aqui comigo)
ResponderEliminarFrancisco
Olá Isabel:
ResponderEliminarÉ uma pintura muito bela, sem dúvida. Ou não estivesse prenhe de azuis...
Mas... também sou lisboeta. E esta não é a minha cidade. A minha Lisboa é uma cidade luminosa, solar, cheia de amarelos, castanhos e ocres, e nem ao entardecer quando a atmosfera se azula, eu a vejo assim.
Isto apenas para lhe dizer que para mim esse não é o meu 'título'. É claro que é o seu. É a sua visão da cidade e não a minha. Só posso aceitar. Não lhe posso negar que veja a cidade assim. Afinal, como disse Picasso "um pintor pinta para se libertar duma carga de sentimentos e visões". :)
E se todos vissemos da mesma forma que piada tinha o mundo, que interesse tinha a Arte?
Abraço,
Olá Francisco!
ResponderEliminarEsta Lisboa tem imenso valor para mim. Posso dizer que foi o primeiro quadro que criei e pintei - e com dimensões "generosas" - depois da fase de reproduzir, a "olho", 2 ou 3 telas, pequeninas, de pintores famosos. Foi um desafio que lancei a mim mesma e nem me atrevi a comprar uma tela; usei um platex como suporte, que isolei devidamente, pois o passo que queria dar parecia-me demasiado grande para a perna. :) Deus ajudou e o resultado está à vista.
Cá fico então à espera de um futuro post com a tua nova aquisição. :)))
Olá José António!
ResponderEliminarÉ sempre benvindo mesmo com opiniões diferentes das minhas e a controvérsia que se gera é salutar. Longe vai o tempo, de má memória, em que tinhamos que concordar à força! :)
Eu também gosto da Lisboa que menciona; a cor-de-rosa do Carlos Botelho, a ocre e castanha do João Hogan... e de tantas outras que por aí coexistem. No entanto, esta é a minha "Lisboa que Amanhece" - como canta/diz o Sérgio Godinho. Foi assim que a interiorizei e foi assim que a minha mão a reproduziu. E, acredite, que ao vivo é muito mais luminosa.
Um abraço para si também e volte sempre. Gosto de o ler. :)
"Lisboa Com Tejo" guarda um tom de azul para quem dela faz parte...
ResponderEliminarSugiro uma caminhada da Estação Fluvial de Belém até às Docas de Alcântara e voltar para quem quiser sentir esta tela.
E porque não, perder a cabeça e na volta apanhar o barco.... :-)
bjs
A tapeçaria de Penélope, em tear de reflexos do Tejo, olhando a distância, esperando o regresso a Ítaca. Que se desfaz à noite, em pensamentos sombrios, lembrando o amado que demora. E novamente, se renova na luz azulada dos pontos em mosaico, de esperança.
ResponderEliminarBeijinhos, amiguinha!
Tejo, esse rio que é mar...mar que é rio, onde ambos se encontram. Onde o doce se torna salgado e nessa mistura quase perfeita, eu nasci...
ResponderEliminarLindo quadro e, o titulo..ispirou-me...a mim, um taurino;)
Gui;
ResponderEliminarExcelente proposta bem complementada com uma ida de barco a Porto Brandão. E porque não, também, uma visita ao Museu do Azulejo para ver o enorme painel - em muito bom estado de conservação - que retrata toda a zona ribeirinha desde Xabregas a Algés?
E a sua pintura? Tem continuado? Não desista!
Bjs. :)))
Musalia;
ResponderEliminarEu fico de olhos arregalados a ler o que escreves. E se, em consequência, acabar por acreditar que pinto, a culpa é só tua! :)))
Obrigada pelo apoio. É bom ter-te por cá.
Beijinho... dorme bem! :)
A maior parte das pessoas já não dá valor a essas pequenas coisas de grande valor.
ResponderEliminarA simplicidade é uma virtude!
Agora é mais centros comerciais!!! :-)
As pinturas vão muito paradas... :-(
Obrigado pela força!
bjs
Suspeitava - bastante - que és nativo de "Touro". Aliás deixei qq coisa sobre isso aí pela net. Agora, além dessa certeza, fiquei a saber que és um "Touro" doce salgado! Kidding! :)))
ResponderEliminarObrigada, Fernão, pelas tuas palavras. :)
Gui;
ResponderEliminarÉ um facto mas que não deve levar-nos a esquecer aqueles que ainda ligam, preocupam e interessam.
Pela minha parte não desisto. Pode ser que este nosso diálogo desperte o interesse em alguém. :)
Quanto à pintura, dizia o Picasso - grosso modo - "A inspiração é boa quando nos apanha a trabalhar".
Mãos à obra... sff! :)))
LetrasAoAcaso;
ResponderEliminarGostei da sua abordagem ao assunto. De facto, a significação pertence à artista e esta minha tela vem carregada de significado. O azul e branco dos azulejos, a catedral, os vitrais, o casario nas colinas e o Tejo!
Quanto ao Google, sim, ando por lá mais umas quantas outras IM - a jornalista, a ceramista e até uma parceria. :))
Volte mais vezes. Um beijinho para si também.
gostei desta tela, para falar a verdade gosto de muitas das que aqui apresentas , mas este azul captou os meus sentidos ...
ResponderEliminarOla Fátima!
ResponderEliminarSeja benvinda ao Reino dos Azuis! :)
Obrigada!