terça-feira, dezembro 26, 2006
Um presente de Natal!
quinta-feira, dezembro 14, 2006
segunda-feira, dezembro 11, 2006
sábado, dezembro 09, 2006
Ajude a Ajudar
ajude a dar um colo a uma criança
sexta-feira, dezembro 08, 2006
LUIS PINTO-COELHO
A minha pintura pertence inequivocamente ao mundo figurativo e não recordo ter sido tentado nunca pela abstração.
O tema pictórico é um pretexto para materializar visualmente as emoções e o mundo interior do autor e eu entendo que a pintura não deve abordar uma abstracção que é própria da música, nem abordar a forma descritiva da literatura. Como pintor procuro uma linguagem que deixe fluir subtilmente as minhas emoções e que me ajude a descobri-las eu próprio, à medida que vou desenvolvendo a minha obra.
Dentro das infinitas opções que oferece o mundo visual e conceptual, optei pela fantasia e pela imaginação. rejeitei os temas anódinos e o relato da vida quotidiana a favor de perspectivas originais e surpreendentes dos objectos, da natureza e das pessoas.
Uma das maiores preocupações que tenho é pintar com um grande poder de síntese e dizer o que tenho para dizer com sobriedade e economia de meios. Quero prescindir de tudo aquilo que é acessório para conservar apenas o essencial, mas isso não significa que me queira despojar da riqueza visual. No meu entender, o erro mais frequente que cometem os artistas contemporâneos é confundir o minimalismo e a sobriedade com a pobreza. Não é assim. A riqueza e complexidade de uma composição pictórica, a imaginação, originalidade e variedade temática, o virtuosismo na realização do desenho, na aplocação da côr e na execução da pintura, todos esses recursos postos ao serviço do conceito que defini anteriormente, constituem uma mais valia importante.
Foi por este último género temático que me decantei, consciente que é o menos "progressista" e de que é, obviamente, aquele que acarreta maiores dificuldades.
LUIS PINTO-COELHO - PINTURA
Foto: arquivo do artista.
segunda-feira, dezembro 04, 2006
sábado, dezembro 02, 2006
sexta-feira, dezembro 01, 2006
terça-feira, novembro 28, 2006
ALÉM TEJO
segunda-feira, novembro 27, 2006
sábado, novembro 25, 2006
segunda-feira, novembro 20, 2006
PORTUGAL NO MUNDO
domingo, novembro 19, 2006
quinta-feira, novembro 16, 2006
MESTRES
Mestres-pintores há que permanecem na penumbra. Vão animando o ambiente com as cores e formas de uma plástica adaptada às superfícies dos objectos onde pintam. A sua arte é o mobiliário alentejano azul, branco, vermelho, com flores. São as proas e as rés dos barcos de alguns rios ou das bateiras e motoras de ir ao mar, onde, além dos símbolos da posse, aparecem símbolos inspirados nas crenças ou nos meandros da imaginação - ora desenvolta ora conformada aos estereótipos massivamente difundidos.
quarta-feira, novembro 15, 2006
SENHORA ROSA TECEDEIRA
Cansaram-se os olhos da senhora Rosa. E, cansados os olhos, as mãos já não trabalham. Arrumou o tear - que, em casa de tecedeira, é a última coisa a desarmar - e desistiu.
segunda-feira, novembro 13, 2006
COM ESTAS MÃOS
Com estas mãos faço tudo o que é preciso. Aos domingos conserto os aparelhos. Tão frágeis e custosos de fabricar, que é preciso jeito e paciência para os manter. Com estas mãos mantenho a arte enquanto puder. (Vereis barcos ir à vela, / uns que vão, outros que vêm, / como que se desavem / Com uma viração singela; / Tanta força e arte tem. Sá de Miranda).
in Nós Portugueses
Helder Pacheco
domingo, novembro 12, 2006
ONDE O SORRISO?
Há quem mantenha a força de viver. Mas, em certas condições, é precido travar uma batalha. É preciso aprendê-la, recuperá-la ou reinventá-la. É preciso não a deixar fugir. Não desistir. Não abdicar de um sentimento, de uma coragem discreta. Sem alardes.
Helder Pacheco
quarta-feira, novembro 08, 2006
domingo, novembro 05, 2006
JAIME ISIDORO - A História de Um Olhar.
quinta-feira, novembro 02, 2006
terça-feira, outubro 31, 2006
FELIZ DIA DAS BRUXAS
A todos os meus amigos que têm animais domésticos, a todos os que os respeitam como seres indefesos, aos que lhes são indiferentes mas não os atacam ou de qualquer forma lhes infligem maus tratos, e mesmo aos que 'descarregam' neles as angústias diárias - e com a esperança de que ao ler-me possam deixar de o fazer - os votos de um Feliz Dia das Bruxas, que recebi e quero partilhar convosco.
THE HUMANE SOCIETY OF THE UNITED STATES