quinta-feira, outubro 07, 2004

O PRIMEIRO DIA!


Também eu, fui pela primeira vez à escola, num dia 7 de outubro. Tinha seis anos, feitos 3 meses antes. Lembro-me que a minha mãe, ainda muito jovem mas de uma grande força interior, dizia ter feito um requerimento ao Senhor Ministro da Educação a solicitar a excepção de me aceitar um ano antes da idade oficial.
Era muito pequenina e tímida – excessivamente tímida – e o estar sentada e quieta não constituiu algo desagradável. Afinal, eu era uma criança única numa casa de adultos e passava muitas horas sózinha no meu “mundo” imaginário.
Sei que já sabia ler nesse dia em que entrei para a escola, e também sabia escrever os números e contar até 100. Acho que comecei a aprender mais ou menos aos 4 anos e por iniciativa própria porque aqueles pequenos desenhos que me diziam serem letras, encerravam um mundo fantástico e fascinante e juntos em grupos, diziam coisas e contavam as histórias que a minha mãe me lia antes de eu adormecer.
Mas foi apenas nesse ano que aprendi a desenhar o abecedário da caligrafia. Até aí só conhecia as letras de imprensa; as que via no Diário de Notícias, onde aprendi a ler.

3 comentários:

  1. Acreditas que não me lembro do meu primeiro dia na escola? Porque será? Lembro-me apenas do local, campo aberto num cerro misterioso que, mais tarde, atravessávamos correndo de excitação pelo medo que causava!

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Musalia;

    Gostei da imagem de um bando de crianças a correrem pelos campos. Eu não tinha essa liberdade. Durante a primária fui sempre acompanhada por alguém, embora a escola ficasse a uns 300 metros de casa. O maior campo que havia próximo era o Parque Eduardo VII - um local paradisíaco na época :) e o Jardim Botânico onde me levavam muitas vezes.
    Lembro-me que tinha 10 anos quando me deixaram ir sózinha, dos Restauradores ao Rossio, comprar um livro na Livraria do Diário de Notícias! :)

    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  3. Virtuosa desde o principio!! :-)

    Tenha a infelicidade de me lembrar de pouca coisa e muito vagamente, não sei porquê!!
    Muitas vezes nem sei se esses pequenos lampejos não serão produto da minha mente.

    bjs

    ResponderEliminar