sábado, outubro 30, 2004

JANTAR DE IDIOTAS

É o nome da peça em exibição no Teatro Villaret, em Lisboa. Ontem estive lá, às 21:30 munida do respectivo bilhete reservado atempadamente. Bilhete esse, em cujo verso está escrito, de forma legível - É proíbido fumar dentro da sala. No entanto, em cena, FUMA-SE, cachimbo e cigarro, e as baforadas que se evolam no ar, são ampliadas pelas luzes dos projectores. E não me digam que se trata de seguir o guião. Trata-se de fazer cumprir a Lei que diz que é proíbido fumar dentro de salas de espectáculo.
Fora isso, foram 130 agradáveis minutos de boa comédia.

sexta-feira, outubro 29, 2004

LEVANTE


Levante

1999
100 x 60 cms
Acrílico sobre tela.
Isabel Magalhães

Col. Autora

quarta-feira, outubro 27, 2004

TUNÍSIA: AZUL E BRANCA


Zaafrane

Voa-se por cima do Alentejo, de areias de Espanha e do mar Mediterrâneo. Entra-se em África e segue-se ao longo da costa do Magrebe. Já de noite, pousamos em Tunes e só no dia seguinte acordamos para a luz e as cores - branco e azul - desse fantástico país de praias, montanhas, desertos, cidades árabes, aldeias berbéres e templos romanos. Fica a duas horas de voo: o tempo que se demora a mudar de civilização.
miguel sousa tavares, SUL viagens.
-
Entra-se, literalmente, no deserto ao passar as portas rudimentares de uma ainda mais rudimentar construção, feita de tijolo cor de areia, sem reboco, que se confunde com a paisagem.
Ao entrar, as portas fecham-se atrás de nós e somos confrontados com uma semi penumbra, permitida por pequenas frestas na parede oposta, e com um calor sufocante, deixado que fora o autocarro com ar condicionado. Lentamente, os nossos olhos apercebem-se do pouco que nos rodeia. Um espaço, relativamente pequeno, moscas, muitas moscas, bancos corridos em madeira velha e alguns funcionários que nos entregam um saco com o que iremos usar, sobre a nossa roupa, nas cerca de duas horas seguintes. Depois da djelaba vestida, ensinam-nos e ajudam-nos a colocar a longa tira de tecido branco, impecavelmente branco - azul para alguns - que nos cobrirá a cabeça e quase toda a face. Com o grupo devidamente “vestido a rigor”, as portas na parede em frente às da entrada abrem-se e somos contemplados com a primeira visão do deserto. Cá fora, uma cáfila aguarda ao sol, alinhada, sentada na areia escaldante, cada animal acompanhado do respectivo cameleiro. Convidada a escolher, os meus olhos pousam num de grande porte que em pé revelou mais de 1,80 m à garupa. Após as explicações sobre a forma como o animal se levanta para que possamos contrariar o movimento, inicia-se a subida e a expectativa do levantar. Os animais são dóceis, habituados ao trabalho de transportar pessoas, e o seu andar é suave e lento, sempre pela mão do cameleiro que nos acompanha a pé. Um outro animal mais pequeno, sem passageiro, segue amarrado à minha montada e não cessa, teimosamente, de me mordiscar a djelaba. Passada mais de meia hora de percurso, pedi ao cameleiro que me confiasse as rédeas. De início recusou com um gentil “pas possible, madame”. À terceira insistência e depois de lhe garantir que estava segura do que queria, acedeu. A sensação é indescritível. É uma sensação de liberdade apenas igualada pela que se experimenta no mar numa pequena embarcação à vela.
De rédeas na mão e num passo quase trote, não cessava de pensar, com um sorriso, e-se-o-camelo-resolve-partir-à-desfilada? Não partiu! Reduzi o passo. Alguém nos fazia sinal de parar. Estávamos no meio de nada. Nada à vista, nem pistas de jeep, nada além de areia. E subitamente, vindos não sabemos de onde, um grupo de jovens e crianças, transportavam latas de coca-cola, água e outros refrigerantes, acondicionados em baldes com gelo.
Depois, o percurso inverso. O entregar da djelaba, as fotos com os camelos e os cameleiros que com ar doce pediam “une photo, madame”!
Acabáramos a primeira etapa dos três dias que permaneceríamos no deserto do sul da Tunísia.

segunda-feira, outubro 25, 2004

CONSTRUÇÃO


Construção

1998
50 x 70 cms
Acrílico sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Particular


domingo, outubro 24, 2004

10 ANOS


VIEIRA DA SILVA
O Passeante Invisível, 1949-51. Óleo sobre tela, 132 x 168 cms
San Francisco, Museum of Modern Art.

Para comemorar o décimo aniversário do museu da Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, este espaço prepara "Vieira da Silva nas Colecções Internacionais". Para revelar obras, pertencentes a mais de 30 colecções particulares e museus estrangeiros, muitas nunca expostas em Portugal. A partir de 4 de Novembro.
Praça das Amoreiras, 58, em Lisboa.
Tel. 213 880 039 - 2,50 euros

sábado, outubro 23, 2004


Alister Stelle Gray

MÃE! No teu dia, onde quer que estejas, aceita a rosa que te dou!

sexta-feira, outubro 22, 2004

MARES


Isabel Magalhães

Mares
1999
100 x 60 cms
Acrílico sobre tela.


(Col. Particular)



"Por mares nunca dantes navegados"

quinta-feira, outubro 21, 2004

NENÚFARES II


Isabel Magalhães

Nenúfares II
1998
60 x 50 cms
Acrílico sobre tela



Col. Particular

CHOTT EL JERID


Pentax ME super - Vivitar Series 1
70-210 1:3.5

Chotts são lagos salgados.
Sul da Tunisia, região do Sahara.

terça-feira, outubro 19, 2004

COSTA ALENTEJANA


Isabel Magalhães

Costa Alentejana
1999
92 x 73 cms
Acrílico sobre tela


(Col. Particular)

segunda-feira, outubro 18, 2004

OS ELEMENTOS - FOGO


Os Elementos - Fogo

1998
100 x 60 cms
Acrílico sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Particular

domingo, outubro 17, 2004

SÓ PODE SER MALDADE!

Acabei de chegar das docas. Fui jantar.
Na ida, na Avenida Brasília que é aquela avenida paralela à linha do comboio, no sentido Cascais Lisboa, e a muitas centenas de metros da doca de Santo Amaro, deparei com umas placas que anunciavam novos estacionamentos. Abri sinal de luzes e virei à direita. Fui seguindo até encontrar o parque. Passei a cancela da entrada depois de recolher o bilhete da máquina. Novas placas com o anúncio de novos estacionamentos, a preço mais barato e mais perto das docas. Estacionei, o mais junto possivel do fim do parque dado o diminuto número de viaturas. Saí do carro, fechei a porta, olhei em volta e comecei a fazer a pé o pequeno trajecto até à placa com a indicação "Acesso Pedonal". Por baixo da placa, quatro ou cinco degraus, que desci e no fim dos ditos... o deserto. Estava sob aquela enorme construção aérea, em tubo de ferro - que ainda ninguém sabe para que serve - por debaixo da Ponte 25 de Abril. Aos meus pés, maior que a área da tal construção, uma vasta zona coberta com gravilha grossa, delimitada de um lado pelo rio e do outro pela linha férrea dos comboios de mercadorias, imprópria para sapatos de salto, impossível para quem empurre uma cadeirinha de bebé, impensável para alguém com dificuldades de locomoção. Do tal acesso pedonal anunciado em letras gordas na placa, nem sinal. Voltei para trás, sempre a pé. Contornei o parque e tentei passar pela beira da doca junto ao rio, na esperança que o acesso fosse desse lado. Afinal, também não era! As placas indicam um acesso que não existe, enganam o utilizador/pagador. O concessionário da zona, cobra e brinca com o utente.
Aos meninos rabinos, dá-se um "tau-tau" no rabinho. E ao Porto de Lisboa, faz-se o quê?
Nota - GISPARQUES S.A. - segundo o cartão de saída do parque.

sábado, outubro 16, 2004

GALERIA DE ARTE FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL
Palácio dos Aciprestes - Av. Tomás Ribeiro, 18 Linda-a-Velha.
Maria Morais
Teresa Caria
Exposição de Escultura e Pintura
16 de Outubro
a
13 de Novembro 2004
Segunda a Sexta das 15:00 às 18:00 - Sábados das 15:00 às 19:00

sexta-feira, outubro 15, 2004

NA NOITE II


ISABEL MAGALHÃES

Na Noite II
1997
29 x 40 cms
Óleo sobre tela


Col. Autora

quinta-feira, outubro 14, 2004

NEBLINA


Isabel Magalhães

Neblina
1999
73 x 92 cms
Acrílico sobre tela

Col. João Taveira

quarta-feira, outubro 13, 2004

REDES


Redes

1998
50 x 60 cms
Técnica mista
Colagem e acrílico sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Autora

terça-feira, outubro 12, 2004

DIOGO CÃO


Raúl Rodrigues - Pintor/Escultor


DIOGO CÃO
1996
altura 50 cms
Técnica mista
materiais - garfo e selim de bicicleta, 2 pastilhas de travão,
tubo plástico (2 dimensões), base em madeira.

Col. Isabel Magalhães

Dicionário da Cerâmica e Escultura
Bajouca, Carlos, Março 2002.




Há, entre mim e o Raúl Rodrigues, desde há vários anos, uma grande amizade feita de cumplicidades nos caminhos da pintura. E dos cães também.
Chamo-lhe Mestre, com muito carinho. Não porque alguma vez me tenha guiado a mão ou corrigido o traço ou sequer telefonado a “alguém” para me apresentar, mas porque mais do que incentivar-me a expor, exigiu que o fizesse.
Com aquela força que a natureza lhe deu e os que lhe são próximos conhecem, foi peremptório – “Tem que mostrar o que faz!”
Levei algum tempo até acreditar mas foi assim que tudo começou.
Obrigada “MESTRE”!

segunda-feira, outubro 11, 2004

ONTEM...


Casou uma das minhas melhores amigas e foi pelo braço do filho que chegou ao altar.
Vinha elegantemente num vestido comprido em seda beige, com casaquinha bordada a missanga e vidrilho.
A cerimónia iniciou com uma Avé Maria cantada e o Padre que celebrou a Eucaristia e o Casamento, começou por dizer “Palavras para quê? É uma noiva portuguesa, com 45 minutos de atraso, como manda a tradição.”
Falou depois de tesouros, de encontros, de tolerância, de afectos e de amor. E de tempos.
Houve participação de familiares e amigos que fizeram leituras alusivas e outras, a lembrar ausentes sempre presentes nos corações, e o número de comungantes foi significativo.
O momento do sim e dos votos, foi feito em voz muito baixa – eu ouvi porque estava mesmo atrás dos noivos – e o beijo que ele lhe deu na face, foi de uma grande ternura.
À saída, o tradicional arroz a desejar mil felicidades.
O coquetel e o jantar sentado que se seguiu no Convento da Trindade, em Lisboa, foram de extremo bom gosto e elegância.
À minha amiga A. e ao agora meu amigo R. os meus melhores votos de muitas FELICIDADES.

sábado, outubro 09, 2004

HORIZONTES II


Isabel Magalhães
Horizonte II
1999
81 x 65 cms
Acrílico sobre tela


(Col. Particular)

"DA COR AO CORAÇÃO"
Exposição Individual
Inauguração da Galeria Casa Santa Rita
Colares/Sintra 1999

sexta-feira, outubro 08, 2004

HOJE HÁ...

25 ANOS DE XUTOS & PONTAPÉS
Pavilhão Atlântico

quinta-feira, outubro 07, 2004

HOJE...

HÁ RUI VELOSO!

DuArteGarden - Casino Estoril - 23:30 H.

O PRIMEIRO DIA!


Também eu, fui pela primeira vez à escola, num dia 7 de outubro. Tinha seis anos, feitos 3 meses antes. Lembro-me que a minha mãe, ainda muito jovem mas de uma grande força interior, dizia ter feito um requerimento ao Senhor Ministro da Educação a solicitar a excepção de me aceitar um ano antes da idade oficial.
Era muito pequenina e tímida – excessivamente tímida – e o estar sentada e quieta não constituiu algo desagradável. Afinal, eu era uma criança única numa casa de adultos e passava muitas horas sózinha no meu “mundo” imaginário.
Sei que já sabia ler nesse dia em que entrei para a escola, e também sabia escrever os números e contar até 100. Acho que comecei a aprender mais ou menos aos 4 anos e por iniciativa própria porque aqueles pequenos desenhos que me diziam serem letras, encerravam um mundo fantástico e fascinante e juntos em grupos, diziam coisas e contavam as histórias que a minha mãe me lia antes de eu adormecer.
Mas foi apenas nesse ano que aprendi a desenhar o abecedário da caligrafia. Até aí só conhecia as letras de imprensa; as que via no Diário de Notícias, onde aprendi a ler.

OURICEIRA I


Isabel Magalhães
Ouriceira I
1998
70 x 50 cms
Acrílico sobre tela

(Col. Particular)


A minha primeira tela vendida em Galeria.

O título é uma homenagem à minha avó paterna, Alice C. Henriques Machado, ericeirence de gema, (1889-1976) filha, neta, bisneta, trisneta de ericeirenses... desde Francisco d'Oliveira Lobo (1687-1758). Casou com outro ericeirence, Sebastião Franco Machado, de quem teve 12 filhos.
O meu pai - o Domingos (1922-1980) - foi o 9º filho.

quarta-feira, outubro 06, 2004

SETENTRIÃO


Setentrião

1999
100 X 60 cms
Acrílico sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Particular


"Os Pontos Imaginários"
1ª Colectiva de Pintura da JFLaV
Fundação Marquês de Pombal
Janeiro 1999

terça-feira, outubro 05, 2004

DESCALÇA VAI PARA A FONTE LEONOR PELA VERDURA


Mestre Martins Correia - Escultor/Ceramista/Pintor
(1910-1999)



Conheci o trabalho do Mestre Martins Correia, na segunda metade da década de setenta e foi amor à primeira vista. Foi no Restaurante Bota Alta, no Bairro Alto, em Lisboa, onde o António Cassiano tem, no meio daquela colecção de arte, um cavalo com o traço inconfundível do Mestre. Sempre que lá jantava/almoçava - e era muito assídua - o meu olhar vagueava entre o prato e a tela e - porque não dizê-lo - sonhava com a ideia remota de pintar e ter trabalho exposto.
Mais tarde, em 1998, ano da minha primeira exposição em Galeria, foi-me dado o prazer de conhecer Martins Correia na Livraria/Galeria Municipal Verney, em Oeiras, nas comemorações dos 500 anos da Chegada dos Portugueses à Índia. A idade era já muito avançada embora mantivesse aquele brilho no olhar, característico de quem olha mais além. Mas foi em 2001 que tive a enorme honra de ser convidada a participar nos "Encontros em Agosto" - Colectiva de Pintura e Escultura, na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal e ver o meu trabalho exposto ao lado do do Mestre (com o pesar de ser a título póstumo).

segunda-feira, outubro 04, 2004

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

Há tanto para fazer. Não fique indiferente. Faça qualquer coisa. Tome uma atitude!

Colabore com uma Associação de Protecção Animal da sua zona
.

domingo, outubro 03, 2004

OLÁ! SOU A BÁRBARA!


Venho, respeitosamente, apresentar-me. Sou a Bárbara! Uma cadela SRD - sem raça definida - cruzamento de rafeiro e pastor alemão. Vivo na APCA - Canil de São Pedro de Sintra. O meu estatuto de sénior coloca-me no grupo de difícil adopção. No entanto, adorava poder ter um lar - de preferência com quintal porque sou de grande porte - onde não ficasse acorrentada e tivesse um recanto quentinho para me abrigar que a idade não perdoa.
Ontem, recebi uma boa notícia. Fui apadrinhada! Tenho uma madrinha que ainda não conheço, mas que vai custear parte do meu sustento. Anseio conhecê-la. Espero que venha escovar-me e passear-me, um pouco, à trela. Todos os sábados, à tarde, alguns dos meus amigos que comigo residem no canil, saem a passeio com os padrinhos. Vem depressa, Isabel! Eu também quero ver o mundo lá fora.
www.apca.org.pt



LISBOA


Lisboa

1999
73 x 60 cms
Acrílico sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Dr. J. P. Barroco



Lisboa menina e moça, menina
da luz que os meus olhos vêem, tão pura
teus seios são as colinas, varina
pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz, bordada
toalha à beira mar, estendida
Lisboa menina e moça, amada
cidade mulher da minha vida.

Lisboa no meu amor, deitada
cidade por minhas mãos, despida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida.

José Carlos Ary dos Santos

sábado, outubro 02, 2004

OS MEUS CÃES


O Diogo Cão e a Piccolina

A PICCOLINA



Faz hoje 18 meses que deixei que me seguisse, quando voltava do passeio matinal com o meu cão, e a convidei a entrar no prédio onde habito. Não mostrava timidez. Apenas um olhar assustado e o sobressalto próprio dos cães acossados. Estava sedenta e trazia uma coleira demasiado apertada para o pescoço magro, sinal de meses de abandono. Sobrou - disseram-me - do Plano de Erradicação de Barracas. Ficou no terreno, à espera da família que já não tinha e escapou aos funcionários do canil municipal, no dia em que chegaram as retroescavadoras. Procurou dono; seguiu vários que lhe deram comida e água e a devolveram à rua. Não desisitiu; é uma resistente, uma lutadora. Estava mal nutrida e a precisar de cuidados. Foi operada, tratada, acarinhada. Subiu de status - tem dona, casa e um amigo, com quem partilha cesto e brincadeiras e preenche a solidão das horas em que me ausento. E a ternura que me devolve no olhar é recompensa bastante.

sexta-feira, outubro 01, 2004

MES HOMMAGES, MADAME!


Broadway

1995
46 x 33 cms
Óleo sobre tela
Isabel Magalhães

Col. Particular


Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) tem e terá sempre um lugar de destaque no meu coração. Esta é a pequena homenagem que lhe presto. Por respeito, assinei e datei atrás.